Principal campeonato do país contará com 16 equipes, duas a mais que na edição anterior

A LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou neste final de semana os clubes que participarão da edição 2019-20 do NBB (Nosso Basquete Brasil). A 12ª edição do torneio contará com quatro novas equipes em relação ao ano anterior: Unifacisa-PB, São Paulo-SP, Renata Rio Claro-SP e Pato Basquete.
A fórmula de disputa da competição foi mantida. Os clubes se enfrentarão em turno e returno, com os 12 melhores se classificando aos playoffs. Os jogos de oitavas-de final serão disputados em melhor de três. Das quartas em diante, o formato passa a ser em melhor de cinco. Em decisão tomada em conjunto pelos clubes, não haverá rebaixamento na atual edição.
A Copa Super 8, mata-mata com os primeiros oito colocados do primeiro turno, ocorrerá em janeiro e dará ao campeão uma vaga na Champions League das Américas, torneio organizado pela FIBA. Já o vencedor do Campeonato Brasileiro de Clubes, organizado pela CBB, poderá pleitear uma vaga no NBB do ano que vem, mediante aprovação do Conselho de Administração da LNB.
O Jogo das Estrelas desta edição correrá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Os participantes do NBB 2019-20, divididos por estado, serão:
São Paulo: Bauru, Corinthians, Franca, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e São Paulo;
Rio de Janeiro: Flamengo e Botafogo.
Ceará: Basquete Cearense
Minas Gerais: Minas
Paraná: Pato Basquete
Distrito Federal: Brasília
Paraíba: Unifacisa
_____________________________________________________________________________________
Vasco fora
A nota triste ficou por conta do anúncio da desistência do Vasco de participar do NBB deste ano. A saída ocorreu após uma decisão do presidente do clube, Alexandre Campello, de destinar o patrocínio da TIM, que seria do basquete, às categorias de base do futebol. O fato acabou gerando o pedido de demissão do diretor de Quadra e Salão, Jorge Veríssimo, notícia dada em primeira mão por Thierry Gozzer, do Globoesporte.com.
Para participar novamente do NBB, o Vasco terá que vencer o Campeonato Brasileiro de Clubes, da CBB, que substituirá a Liga Ouro.
