Jovens promessas se destacam no Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country

Em maior edição já realizada, com cerca de 30 atletas, o Campeonato se encerrou no último domingo em Ushuaia – Argentina

O Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country aconteceu dos dias 8 a 10 de agosto e trouxe muita atividade nas montanhas de Tierra Mayor, em Ushuaia, na Argentina. A edição foi a maior da história do torneio, com cerca de 30 atletas participantes, entre eles representantes de outros países da América do Sul, como Argentina e Chile.


Pela primeira vez, a competição contou com disputas na categoria júnior – e o bom desempenho de jovens atletas brasileiros surpreendeu. As provas tiveram um alto nível competitivo, com alternâncias de pódios entre os participantes.


“Estamos bastante satisfeitos com os resultados atingidos. O Brasil subiu ao pódio em sete das nove provas realizadas, com destaque para os atletas da categoria júnior masculino, que preencheram as três primeiras colocações de todas as provas disputadas”, analisa o coordenador técnico do Ski Cross Country do Brasil, Leandro Ribela.


O grande nome na categoria júnior masculina foi Manex Silva. O atleta subiu duas vezes ao degrau mais alto do pódio, nas provas de Sprint Clássico e Distance Freestyle, e também conquistou uma medalha de prata na prova de Sprint Freestyle. Vale ressaltar que Manex é um dos possíveis nomes para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de 2020 em Lausanne.


“Foram três dias de competição muito bons. Me senti muito bem tecnicamente e fisicamente, os resultados foram melhores do que eu esperava. Espero seguir com esse ritmo e fazer próximas competições boas”, conta Manex Silva.


Na categoria adulta masculina, o olímpico Victor Santos segue sendo o principal nome da modalidade no Brasil. O atleta foi o campeão brasileiro em todas as provas disputadas.


Nas provas femininas, Bruna Moura confirma favoritismo

Nos torneios femininos, Bruna Moura e Gabriela Neres entregaram a competitividade esperada e se garantiram nas melhores posições. As brasileiras trouxeram medalhas de ouro e prata para casa. Batendo as Argentinas, Bruna venceu a prova de Distance Freestyle, se tornando bicampeã na categoria.


“Estou muito satisfeita com meu desempenho físico durante as provas, me senti muito bem. Estou muito contente por ter assegurado o título de Tricampeã Brasileira de Sprint e, dois dias após, o título de Bicampeã Brasileira de Distance”, aponta Bruna, que reconhece o aumento do nível de competição feminino no campeonato.


As competidoras mais novas e que também estão na corrida de pontos para o YOG, Eduarda Ribera e Taynara da Silva, também representaram o Brasil com medalhas em Ushuaia e conquistaram pontos importantes para a vaga nos Jogos de Lausanne.


De acordo com Ribela, o resultados têm causa certa: constância e investimento. “Isso tudo demonstra que o trabalho realizado no Brasil, através do nosso programa de desenvolvimento de Cross Country com o Rollerski, é eficiente e que,  com constância e investimento, podemos formar bons esquiadores. A transferência para a neve tem sido cada vez mais rápida e com isso os bons resultados começam a aparecer”, conclui o coordenador técnico.


Resultados:

Adulto Masculino | Sprint Freestyle

Victor Santos


Adulto Masculino | Sprint Clássico

Victor SantosSteve Hiestand


Adulto Feminino | Sprint Freestyle

Bruna Moura Gabriela Neres Eduarda Ribera


Adulto Feminino | 5km Freestyle

Bruna Moura Gabriela Neres Eduarda Ribera


Júnior Masculino | Sprint Freestyle

Matheus Vasconcellos Manex Silva Rhaick Bomfim


Júnior Masculino | Sprint Clássico

Manex Silva Rhaick Bomfim  Lucas Lima


Júnior Masculino | 10km Freestyle

Manex Silva Rhaick Bomfim Lucas Lima


Júnior Feminino | Sprint Clássico

Eduarda RiberaTaynara Silva

0 visualização

​​​​© 2020 desenvolvido por Market21 Comunicação - Todos os direitos reservados