Veterano Roberto Cyborg vence 4° Kumite da 3rd Coast Grappling, Caio Terra e Edwin Najmi vencem pelo Fight 2 Win 146 e Mason Fowler derrota Craig Jones e fatura cinturão do Submission Underground.

O último final de semana foi extremamente movimentado para a comunidade do Jiu-Jitsu com torneios e nomes importantes sendo colocados a prova pelo Fight 2 Win 146, o 3rd Coast Grappling Kumite IV e o Submission Underground 16.
Destaque para a performance incrível de Roberto Cyborg, a finalização de Edwin Najmi, o retorno de Caio Terra as competições, outra grande exibição de Gordon Ryan e a controversa vitória de Mason Fowler sobre Craig Jones.
Fight 2 Win 146

Sexta-feira (11) aconteceu o Fight 2 Win 146 com a ilustre presença de Caio Terra que enfrentou Gabe Tuttle em partida No-Gi (Sem quimono) e o confronto entre Edwin Najmi e Oswaldo Queixinho no evento principal da noite.
Caio Terra mostrou seu alto nível de jiu-jitsu vencendo o adversário na decisão dos juízes. Apesar de não finalizar Gabe Tuttle, Caio Terra conseguiu em três oportunidades não só passar a guarda do oponente como consolidar a montada facilitando assim o trabalho dos juízes do combate.
No evento principal tivemos o encontro entre dois grandes atletas que vinham de derrotas na organização em duelo com quimono e Edwin Najmi saiu vencedor após aplicar um estrangulamento em Oswaldo Queixinho. O confronto que começou de maneira bem intensa quase terminou com ambos lutadores fora do tatame e ao reiniciar o combate, Edwin Najmi buscou as costas e conseguiu conquistar a vitória contra um duro adversário.
3rd Coast Grappling Kumite IV

Na noite de sábado (12) aconteceu o quarto torneio da 3rd Coast Grappling, desta vez no formato absoluto com grandes nomes como Nicky Rodriguez, Roberto Jimenez e Felipe Andrew mas foi o veterano Roberto Cyborg quem roubou a atenção do público presente com três performances incríveis que o levaram ao título do torneio.
Para conquistar o título e os 10.000 dólares de premiação, Roberto Cyborg derrotou Arnaldo Maidana por pontos no tempo extra, Roberto Jimenez na decisão dos juízes e finalizou o perigoso Felipe Andrew na final.

Na mesma noite tivemos um confronto beneficente visando angariar fundos para a DEFY Foundation, fundação que visa reingressar veteranos de guerra na sociedade através do jiu-jitsu com a ilustre presença do melhor atleta No-Gi da atualidade, Gordon Ryan.
Claramente praticando um jiu-jitsu mais solto e fluído, Gordon Ryan fez o que dele se espera e finalizou o oponente com um estrangulamento das costas restando apenas segundos para o final do combate. Na mesma noite foi anunciado que Patrick Gaudio e Gordon Ryan devem se enfrentar em breve pelo 3CG reeditando o confronto pelo mundial No-Gi de 2018 que teve o americano como vencedor.
Submission Underground 16

E para encerrar o final de semana aconteceu mais um evento do Submission Underground com a participação de Craig Jones que estava invicto no ano de 2020 dentro da organização mas que finalmente foi derrotado e perdeu seu cinturão para Mason Fowler.
A polemica da noite se deve a forma como o combate terminou. Após 10 minutos do tempo regulamentar sem nenhum atleta finalizar o adversário, fomos para o tempo extra seguindo regras do EBI.
Após escapar da tentativa de finalização de Craig Jones, Mason Fowler teve a oportunidade de atacar as costas do oponente e encaixou um cross-face (estrangulamento no rosto) e o árbitro encerrou o combate porém Craig Jones prontamente reclamou que não havia desistido.
A justificativa do árbitro foi de que as regras definem que ao sinal de qualquer grito ou gemido por parte de quem se defende ele teria a liberdade de decretar o vencedor e foi desta maneira que tomou sua decisão.
Independente da decisão controversa, Mason Fowler fez um belíssimo trabalho e conquistou o cinturão da organização.
Confira os resultados dos três torneios de Jiu-Jitsu do final de semana:
Fight 2 Win 146
Edwin Najmi venceu Osvaldo Queixinho Moizinho via Mata-leão
Caio Terra venceu Gabe Tuttle por decisão dos juízes
Andrew Wiltse venceu John Combs por decisão
Junny E Ocasio venceu Justin Ordinario por Chave de tornozelo
Christopher William Hargett venceu Marcus Douthitt por estrangulamento
Carlos Souza venceu Joel Adan por estrangulamento
Danilo Moreira venceu Silvio Duran por estrangulamento
Steve Hargett venceu Eric Board por estrangulamento
Frisco DeLeon venceu Renato Tagliari por decisão
Alan Sanchez venceu Ralph Sebexen por triangulo de mão
Javier Gomez venceu Mark Farrell por decisão
3rd Coast Grappling Kumite IV
Quartas de final
Roberto Jimenez venceu Nick Rodriguez por decisão
Roberto Cyborg Abreu venceu Arnaldo Maidana por 2-0 no Tempo Extra (Queda)
Fellipe Andrew venceu Lucas "Hulk" Barbosa através de um Triangulo com chave de braço
Gabriel Almeida venceu Guillherme Augusto Soares por decisão
Semifinais
Roberto Cyborg Abreu venceu Roberto Jimenez por decisão
Fellipe Andrew venceu Gabriel Almeida por chave de tornozelo
Final
Roberto Cyborg Abreu venceu Fellipe Andrew por guilhotina
Super Luta
Gordon Ryan venceu Brian Marvin por mata-leão
Submission Underground 16
Mason Fowler venceu Craig Jones por finalização (Cross-Face) na 1ª rodada da prorrogação
Amanda Loewen venceu Erin Herle por finalização (chave de braço) na 1ª rodada da prorrogação
Richie Martinez venceu Kevin Casey por finalização (chave de braço) na segunda rodada da prorrogação
Ben Egli venceu Micah Brakefield por finalização (mata-leão) na 1ª rodada da prorrogação