Jiu-Jitsu: Mikey Musumeci, Bruno Malfacine e Keenan Cornelius... Confira favoritos ao Europeu 2020!

Torneio será disputado entre 20 e 26 e janeiro e conta com grandes nomes como os campeões mundiais Mikey Musumeci, Bruno Malfacine e Mahamed Ally. Chaves serão divulgadas dia 18.


Mikey Musumeci: Primeiro estadunidense 3x Campeão Mundial da IBJJF (Foto Reprodução Will Safford/FloGrappling)

No próximo dia 20 terá inicio o Campeonato Europeu da IBJJF contando com um número surpreendente de atletas considerados os melhores do mundo em suas categorias. Em 2019 Lucas Lepri roubou a cena ao se destacar tanto no seu peso quanto na categoria absoluto onde levou o ouro após grandes atuações, Este ano a expectativa cresceu tendo em vista a qualidade dos atletas inscritos para a disputa. Confira alguns destaques e favoritos em suas respectivas categorias.


Peso Galo Masculino:


O destaque desta categoria fica por conta do brasileiro 10x campeão mundial da IBJJF, Bruno Malfacine. O maior adversário do deca-campeão nos últimos anos foi o fenômeno Mikey Musumeci que acabou vencendo Bruno na semi-final do Mundial 2019 e conquistou o seu terceiro ouro consecutivo, porém este ano Musumeci decidiu subir de categoria abrindo caminho para um favoritismo por parte de Bruno Malfacine.


Thalison Soares e Cleber Souza despontam como grandes apostas para disputar o ouro com Bruno Malfacine.


Peso Pena-Leve:


O favorito ao ouro desta categoria é o 3x campeão mundial Mikey Musumeci que subiu de categoria para este Europeu. Musumeci já é bem conhecido no mundo do Jiu-Jitsu e vem surpreendendo o mundo todo a cada apresentação ou campeonato que disputa. Já berimbolou os irmãos Myiao, venceu o Deca-campeão Bruno Malfacine e foi campeão mundial em 2019 com uma vitória em 12 segundos. Espera-se grandes apresentações de Musumeci.


Hiago George e Diego "Pato" Oliveira podem surpreender nesta categoria.


Peso Pena:


Para esta categoria dois atletas da mesma equipe são considerados os favoritos ao ouro, Gianni Grippo e Isaac Doederlein porém muitos atletas que se destacaram em 2019 devem dar trabalho a dupla favorita neste Europeu.


Nomes como Leo Saggioro, Gabriel Marangoni e Gabriel Souza surgem naturalmente como prováveis "zebras" na categoria. Vale a pena destacar também o nome de Israel Sousa, campeão mundial na faixa marrom em 2019.


Peso Leve:


Provavelmente a categoria com menos nomes de peso, a categoria peso leve conta com apenas dois atletas pertencentes ao top 10 da categoria. Favoritismo para o medalhista de bronze no mundial da IBJJF em 2018, Vitor Oliveira.


Muitos novos nomes surgem nesta categoria que pode servir de plataforma de lançamento para um grande ano por parte de Jonnatas Gracie, Guthierry Barbosa e Italo Moura. Categoria repleta de novos faixas pretas querendo mostrar serviço.


Peso Médio:


O grande favorito ao lugar mais alto do pódio é o Norueguês Tommy Langaker. O europeu que já venceu este campeonato na faixa marrom teve boas atuações em 2018 e 2019 ficando com um segundo lugar e terceiro lugar respectivamente. Surge como o nome mais forte em uma categoria cheia (18 atletas).


Vale destacar alguns nomes que surgem bem fortes nesta categoria como o recém promovido a faixa preta Ronaldo Junior e Mathias Luna.


Peso Meio-Pesado:


Atual campeão Brasileiro e Europeu em 2019, Rudson Mateus desponta como o favorito a conquista da medalha de ouro após grande ano. Conhecido por seu estilo de luta altamente agressivo e objetivo, Rudson Mateus terá caminho árduo pela frente pois na mesma divisão temos nomes como Gabriel Almeida e Manuel Ribamar.


Destaque para o recém promovido a faixa preta Bruno Lima que venceu o Europeu na faixa marrom em 2019 em cima de Ronaldo Junior.



Keenan Cornelius: Favorito ao ouro no Peso Pesado (Foto Reprodução Chase Smith/FloGrappling)

Peso Pesado:


O favorito ao título desta categoria é o polêmico mas também talentoso Keenan Cornelius. Após vencer o Europeu em 2018 finalizando todos seus combates, Keenan teve um ano de 2019 não tão ativo quanto os outros porém sempre surge como um dos favoritos a qualquer campeonato que dispute.


Kennan Cornelius deve enfrentar ao menos três adversários que intimidariam qualquer outro atleta no mundo: Adam Wardzinski (2x medalha de bronze no Europeu), Dimitrious Souza (3x medalha de bronze no Mundial) e Jackson Souza (2x campeão Europeu).


Peso Super-Pesado:


O atual campeão Europeu no peso super-pesado Fellipe Andrew deve ser considerado favorito ao ouro pela sua campanha magnífica em 2019 onde finalizou todos seus combates para conquistar o lugar no pódio porém outro grande nome esta na mesma categoria e deve ser o principal adversário de Fellipe Andrew pelo título, o 3x medalhista em Mundiais Patrick Gaudio.


Destaque para Fellipe Trovo que teve um grande ano de 2019 e busca surpreender no primeiro torneio do ano.


Peso Ultra-Pesado:


Campeão Mundial da IBJJF em 2018, o brasileiro Mahamed Ally desponta como claro favorito ao título de campeão Europeu esta temporada. Grandes nomes como Igor Schneider, Tanner Rice e Renan Oliveira despontam como prováveis adversários de Ally pelo ouro na categoria, mas é difícil não enxergar o gigante brasileiro como franco favorito.


As chaves devem ser sorteadas no dia 18 de janeiro porém as lutas só iniciam no dia 20. Faixas pretas devem entrar em ação apenas nos dias 25 e 26 de janeiro.


O Campeonato Europeu 2020 da IBJJF terá transmissão via FloGrappling.

35 visualizações

​​​​© 2020 desenvolvido por Market21 Comunicação - Todos os direitos reservados