Circuito Brasil Loterias Caixa inicia a temporada 2020 com etapa regional em Brasília

Principal competição paralímpica do calendário nacional começa em Brasília com mais de 500 atletas e se estenderá até novembro com treze etapas

Foto: CBAt


O Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação inicia a temporada 2020 na próxima semana em Brasília com a etapa Regional Centro-Leste, que contará com 527 atletas, 10 estados e o Distrito Federal, das três modalidades.


O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa e é realizado desde 2005. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país, a partir dos 14 anos. Em 2019, o Circuito reuniu mais de 2.000 atletas de todo o país.


A etapa de Brasília recebe atletas da região Centro-Oeste, de Minas Gerais e de três estados do Norte (AC, RO, TO). O número de inscritos deste ano significa um aumento de 30% na etapa Centro-Leste em relação ao ano passado, que foi realizada em Uberlândia (MG). As disputas contarão com a participação do nadador Ruan Souza, bronze no revezamento 4x100m medley 34 pontos nos Jogos do Rio 2016, e a halterofilista Tayana Medeiros, medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima/2019.


A Capital Federal também recebe o primeiro Desafio CPB/CBAt da temporada 2020, no dia 31 de janeiro. Este evento é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país. Esta é a terceira temporada em que atletas com e sem deficiência competem juntos com a novidade de que as entidades resolveram descentralizar a disputa. Em 2018 e 2019, as edições do Desafio CPB/CBAt foram realizadas nas instalações do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.


Logo após a fase regional do Circuito Loterias Caixa de Brasília, Vitória, no Espírito Santo, receberá a regional Rio-Sul, que contará com disputas de atletismo e natação (7 e 8 de fevereiro). Recife sediará a etapa Norte-Nordeste com as três modalidades (14 e 15 de março). A quarta e última etapa regional acontece no CT Paralímpico, em São Paulo (4 e 5 de abril).

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas regionais garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa.


“Estamos em ano de Jogos Paralímpicos e muitos atletas chegam ao melhor de sua forma nesta temporada. Acreditamos que o Circuito, que já é uma tradição no movimento paralímpico nacional, seja disputado em seu mais alto nível”, disse o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.

0 visualização

​​​​© 2020 desenvolvido por Market21 Comunicação - Todos os direitos reservados