Brasil conquista mais dois ouros históricos nesta sexta-feira

Ygor Coelho garantiu a primeira medalha de ouro brasileira no Badminton na história, enquanto Lena Guimarães traz o primeiro ouro no Surfe SUP Race

Alexandre Loureiro/COB

Sexta-feira de dois novos ouros para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima. E novos de verdade, já que um deles veio do Badminton, modalidade em que os brasileiros nunca haviam conquistado o lugar mais alto do pódio, e com o Surfe SUP (Stand Up Paddle) Race, que integra o programa Pan-Americano pela primeira vez.

Foto: Divulgação Lima 2019

Ygor Coelho fez história e foi o primeiro brasileiro a subir no mais alto lugar do pódio em Jogos Pan-Americanos. O atleta perdeu um único Set nos cinco que disputou na competição. Na final, bateu um representante da forte escola canadense da modalidade, Brian Yang.


Embora o carioca seja há algum tempo o melhor colocado no ranking de badminton das Américas, a conquista tem um significado a mais, já que aproxima o atleta dos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem.


Atualmente Ygor figura entre os 60 principais atletas de badminton do Mundo.


A modalidade já havia garantido bronzes para o Brasil com as duplas mistas, masculina e feminina.



Surfe Stand Up Paddle Race: Ouro para Lena e Prata para Vinnicius

Marcello Zambrana / Lima 2019

Foram duas medalhas no Stand-Up Race, a corrida da modalidade. Lena Ribeiro conquistou o ouro e Vinnicius Martins ficou com a prata nas provas disputadas na praia de Punta Rocas.

Lena Ribeiro contou com uma pitada de sorte para conquistar o título. A brasileira estava há cerca de 30 segundos atrás de Candice Appleby, dos Estados Unidos, disputando a segunda posição com a portorriquenha Mariecarmen Rivera, faltando poucos metros para o final da prova, quando uma forte onda derrubou todas as três. Lena conseguiu se recuperar mais rápido, subir na prancha e surfar passando pelas duas concorrentes e chegar à areia para completar a prova na primeira colocação.

Lena, de 38 anos, moradora de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, completou o percurso de cinco quilômetros com o tempo de 33:25.7. Appleby ficou na segunda colocação com 34:03.9 e Rivera completou o pódio com 34:38.0.


Marcello Zambrana / Lima 2019

No masculino, o brasileiro Vinnicius Martins fez uma disputa acirrada com o americano Connor Baxter até quase o final da prova, quando o atleta dos Estados Unidos conseguiu abrir uma boa vantagem para ficar com o ouro. Restou ao brasileiro manter a calma depois de uma queda para garantir a segunda colocação na prova. Numa chegada emocionante, o peruano Itzel Delgado e o colombiano Giorgio Gomez saíram da água praticamente juntos e só definiram o bronze nos últimos metros da areia, que acabou indo mesmo para o Peru.



​​​​© 2020 desenvolvido por Market21 Comunicação - Todos os direitos reservados